Loose notes

By. Jacky Supit

Peugeot 308cc

By DanielPereira












Chegado o segundo trimestre de 2009, chega também o renovado líder o segmento médio de descapotáveis. Por outras palavras, a classe dos descapotáveis com pinta e a médio preço.

Antes de qualquer análise não nos podemos esquecer que estamos dentro do segmento que pretende aliar conforto e classe, a um preço acessível (geralmente direccionado para a classe média). A solução para aliar o conforto à classe, e a um preço relativamente acessível, baseia-se na redução da qualidade dos materiais, ou seja, muito plástico bonito! E é aqui que a Peugeot , Renault e Volkswagen entram.

O Modelo anterior resumia-se a um descapotável muito pouco original e discreto, aliado a um interior funcional. Ora, a novidade passa por uma merecida atenção no design, que passou a ser extremamente acolhedor, embora pouco original.

A frente está mais imponente do que nunca. O design da frente passa pelos vincos e as concavidades características da actualidade. O pedaço de pára-choques preto, que passa pelo interior da grande grelha frontal, é bastante original e estou convicto que esse pormenor poderá vir a ser adoptado posteriormente por outras marcas. Os faróis combinam o estilo agressivo da marca com um design singular, que não é adoptado por nenhuma marca do mercado, o que só favorece o modelo. A lateral é bem concebida, simples e directa, desde as envolventes dos guarda-lamas, que são a grande originalidade da marca, até à linha lateral, longa e discreta. Pessoalmente eu sou da opinião que a linha lateral poderia realçar muito mais as rodas traseiras, embora já trate de um pormenor.

A traseira não se poderá considerar original, mas seu duvida alguma é bem mais atraente que a do modelo anterior, cuja única atracão dos faróis traseiros passava pela disposição dos leads no seu interior. A concavidade criada em cima do mala, derivada da mala original do 206cc, assume aqui um papel mais sério, e é um pormenos que assenta bem no carro. O espaço entre o difusor traseiro quebra um pouco o estilo desportivo, talvez porque já seria excessivo aos conceitos iniciais. Futuramente a traseira poderá ser bem melhorada.

Passando para o interior, este é um ponto muito positivo desta renovação, bastante convidativo e acolhedor. Já a originalidade, essa certamente não foi o objectivo da equipa de design, pois as influências do conceituado SL500 (2009 ou até mesmo 2007) da Mercedes, são notáveis no design das saídas de ar e da consola central. A disposição das saídas de ar, essa só lembra um notável modelo da Ferrari, o 612 Scaglietti.

Em suma, a renovação foi excelente, acrescentou-se um pouco de agressividade ouve uma maior preocupação com a classe , apesar de tudo ainda deixa muita margem de manobra, o que pensando a longo prazo, é bom. Em termos de motorização, os motores THP, do grupo Peugeot e BMW , só trouxeram vantagens à marca, já que depositaram uma boa dose de confiança e potência também!

Daniel

1 Comment

Só agora reparei que tinha uns difusores traseiros..

Bem engraçado..

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