Loose notes

By. Jacky Supit

Ferrari F458 - Primeira impressão

By DanielPereira



Provavelmente este é o artigo mais “fresquinho” que eu já alguma vez escrevi. Passei à instantes pela autosport e fiquei a conhecer as primeiras imagens do Ferrari F458, o substituto do marcante F430.

Agora como se deve imaginar, algo me surpreendeu demasiado, para eu escrever um artigo tão em cima do acontecimento.
Pois bem, à primeira vista, à segunda e a todas as outras repetidas vezes que passar o olhar por estas imagens, este super desportivo mais se parece com um puro protótipo, e desde estas imagens até à produção muita tinta à de correr.
Ao contrário das opiniões dos utilizadores do site, que se resumem a palavras únicas, sem contrariar a minha natureza crítica, este projecto pouco tem a ver com aquilo a que a Ferrari nos tem habituado. Pelo menos em termos estéticos, porque olhando ás informações dadas:

V8, 4,5cc, injecção directa,
570cv (aproximadamente 127cv/l)

E agora, depois da surpreendente caixinha de tecnologia, o nissan skyline R35, após o tempo suficiente para trabalhar em aspectos semelhantes aos desenvolvidos no R35, tal como a fricção no motor, caixa de velocidades de dupla embraiagem, diferenciais electrónicos. Ou seja, algo para desafiar os números do passado.

Quanto ao design, este deixa muita duvida, apesar de ser um trabalho do conceituado Pininfarina, não se pode fugir à verdade e se quanto às linhas e superfícies laterais a aerodinâmica cobre as entradas de ar características da marca, nesta gama, a frente deixa muito a desejar.
O misto de classe e agressividade (a que se dá o nome de bom gosto!) presente no F430 não é comparável a este estilo Francês, da frente deste F458. Os faróis demasiados agressivos e pouco originais, característicos dos automóveis de baixa gama para a classe de pessoas que dificilmente algum dia terá um Ferrari, a grelha frontal parecendo querer sair da rotina e lembrar o passado, não melhora a situação.

Parando agora de “bater no ceguinho”, dando um rápido olhar a traseira, percebesse que os faróis, mais que previsíveis, são os mesmos que o Califórnia sustenta, a grelha não se encaixa nas suaves linhas aerodinâmicas e lembra a frente do F430 invertida 180º, por fim as três saídas de escape ficam sempre bem, ainda por cima quando lembram o mítico F40, e encaixam-se perfeitamente bem com as linhas laterais os faróis traseiros.

Concluído, a Ferrari vai apresenta-se com uma grande renovação tecnológica, a que pretende marcar a diferença com a singularidade exterior, mas contudo tenho muitas dúvidas quanto a estas imagens e o final F458, sem esquecer que o motor do design deste modelo são as superfícies laterais aqui mostradas, discretas e eficientes.

Link da notícia na autosport

Daniel Pereira

3 Comments

O carro está espectacular a meu ver..Tirando os três escapes, parece aqueles Renault Clio's sem querer ofender ninguém, todos artilhados, os ditos Xunings..

aqueles carros que se assemelham, como se ..a uma arvore de natal, sim uma arvore de natal, e geralmente conduzidos por certas pessoas de uma classe a que se dá o nome de Idiotas?

Isto foi so para mandar vir porque eu ate nem axo muito tuning!

Este comentário foi removido pelo autor.

Enviar um comentário