Loose notes

By. Jacky Supit

Rali Vinho Madeira 2009

By Marcelo Abreu

Por onde começar?..Pelo principio é o mais conveniente..
Após longa insistência do meu amigo Daniel decidi deixar aqui o meu contributo, no que diz respeito a carros e tudo o que gire à volta deles.

Vou-me iniciar nestas andanças com um artigo sobre o Rali Vinho Madeira, ralis..uma paixão muito antiga que mantenho em comum com o Daniel, mas não me desviando mais, este é um rali inserido no IRC (Intercontinental Rally Challenge), ERC (European Rally Championship), campeonato nacional e campeonato regional de ralis da Madeira. Isto permite ter durante, sensivelmente, uma semana as melhores máquinas, os melhores pilotos, no melhor asfalto, o que é sem grande margem de dúvidas o rali com mais visibilidade do IRC/ERC, tornando-o por tudo isto e muito mais o melhor rali de asfalto neste momento, isso é incontestável.


Reunidos que estão os ingredientes, foi com grande atenção que acompanhei a par e passo o ritmo das inscrições, visto este ano ser uma data especial, o Rali Vinho Madeira conta com 50 anos de vida, 30 deles inserido no Campeonato Europeu de Ralis, as expectativas eram realmente altas, mas findado que está o período de inscrições não me desiludi nem um pouco, a lista não é tão vasta como em anos anteriores, mas ainda assim são 72 máquinas que irão desfilar pelas estradas da ilha ao longo dos dias 29, 30 de Junho e 1 de Agosto e a qualidade dos pilotos supera em larga escala edições passadas.


Nesta lista contamos com 20 S2000, número nunca alcançado em nenhuma outra prova do IRC/ERC, sendo 12 Peugeot’s, 6 Fiat, 1 Proton e 1 Skoda. A engrossar a lista 18 Grupo N’s tradicionais também com uma palavra a dizer, em especial se o clima estiver chuvoso e húmido.
A luta vai ser renhida, ainda para mais se tivermos em conta que entre os inscritos constam nomes como Nicolas Vouilloz vencedor da edição anterior do Vinho Madeira, Giandomenico Basso vencedor da edição de 2006 e 2007, Luca Rossetti campeão Europeu de Ralis de 2008, Kris Meeke o protegido do falecido Colin McRae, já vencedor este ano de algumas provas do IRC até agora disputadas, o sempre surpreendente Bruno Magalhães, o espectacular Alexandre Camacho, e o “puto” que espantou tudo e todos quando aos 20 anos juntou-se à caravana do PWRC (para um português nada mau..!), Bernardo Sousa.


Como que em espécie de antevisão, prevejo que os habituais 80.000 espectadores que se deslocam à estrada este ano vão aumentar ainda mais, formando uma moldura humana muito apreciada pelos pilotos, moldura esta que lhes trazem grandes recordações e vontade de voltar sempre no ano seguinte (dito pelos próprios). O primeiro degrau do pódio adivinha-se muito assediado e prevejo uma luta à décima de segundo para se encontrar um vencedor.


Falando agora um pouco sobre os principais figuras desta edição:


Nicolas Vouilloz: Apesar de vencedor da última edição, na estrada não me convenceu, apesar de rápido não foi espectacular, não arriscava um milímetro, e não podemos esquecer que não fosse o azar de outros dificilmente tinha subido ao degrau mais alto do pódio. Não acredito que este ano suba ao pódio.


Luca Rossetti: A sua primeira vez foi o ano passado, mostra ter uma grande habilidade de condução, espectáculo à mistura um nome a ter em conta nos resultados finais.


Kris Meeke: Para mim a grande incógnita deste Vinho Madeira, um carro ultra competitivo, com uma condução agressiva, não foi ao acaso que este estreante já ganhou por três vezes este ano, espero com grande ansiedade para ver onde se vai situar nesta luta de leões.


Bruno Magalhães: Grande piloto! Quem o vê pilotar fica deslumbrado, rápido, preciso, espectacular, já por duas edições seguidas não vai ao pódio porque a máquina teima em não colaborar no Vinho Madeira, este ano é com grande expectativa que aguardamos a sua prestação.


Alexandre Camacho: Como o ano passado foi intitulado “Local Hero”, um excelente 3º lugar para um piloto da casa, numa equipa privada, é sem dúvida um grande feito para esta jovem promessa, espero que dê o salto em breve, pois com armas idênticas, em asfalto, é sem dúvida o mais rápido e espectacular, na estrada ficam todos a suar aquando das suas passagens sempre no limite e ESPECTACULARES.
Boa Sorte Alex!


Bernardo Sousa: Piloto muito jovem, muito “sangue na guelra”, dom natural da pilotagem, mas ainda tem muito a aprender e a consistência não tem sido sua aliada. Não creio que suba ao pódio contudo tem tudo para andar no TOP 5.


Giandomenico Basso: Deixei especialmente o Basso para último, pois a cereja vem sempre no topo do bolo. É o meu predilecto assumo. Após as suas passagens de 2006 e 2007 de cortar a respiração, e peço desculpa pela expressão, mostrando de que eram feitos os seus “tomates”, apaixonei-me pela forma de pilotar deste italiano. Faz sempre valer o famoso “Maximum Attack”, sempre no limite, arriscando tudo o que tem e o que não tem. Pena que nesta “guerra de armas de fogo” traga consigo apenas um “punhal”, pois mesmo assim consegue andar na frente da caravana obrigando os seus adversários a esforços por vezes sobre-humanos.


Lanço agora um desafio a deixarem a vossa lista do TOP 5 deste rali, a minha será:

Giandomenico Basso
Bruno Magalhães
Alexandre Camacho
Luca Rossetti
Kris Meeke

3 Comments

"Após longa insistencia"!!! ..finalmente ganhei curagem para me revelar!.. fala antes assim!

Longo, mas com muita informação, isso é que é preiso.

Realmente, todos eles são bons, espetaculares, e dão ansiedade, aí está a dificulade!

As vinte inscrições de S2000 são muito tentadoras, ainda por cima com variedade.

Os peugeot fazem-nos esperar por muito espetáculo, apesar de as mãozinhas ditarem tudo, e são também os meus preferidos. Os punto, tu já sabes, vão ficar todos nas bordas, porque o que têm revelado ate agora não os tem favorecido.

Depois temos as duas curiosidades, o skoda e o proton, em relação ao primeiro, pelo menos por potência não perde, em relação ao segundo.. nada a dizer, temos de esperar para ver!

Enfim, ,uita competição para vêr, espetaculo, e tu lá batido, bandiiido!

Ficaremos à espera daqueles pormenores que vais ter para contar, e que não aparecem no ralismadeira.com!

lool
não tá mau o artigo!

Lol, benvindo!
Também gosto de ralis, mas percebo tanto de carros e mecânica como de TATP, e vou ter exame hj, tou feito!LOL

Enfim, grande post, foi logo a matar à partida, carregado de informação, mt bom, parabens!

Desde já agradeço as congratulações e as boas vindas.

Mas o meu comentário é essencialmente uma análise à citaçao "Os punto, tu já sabes, vão ficar todos nas bordas, porque o que têm revelado ate agora não os tem favorecido." e aproveitando a deixa, ja aproveito e dou a resposta, "as mãozinhas ditarem tudo".

O favorito será sem dúvida o Grande Punto Abarth de Basso..

Conhece bem o terreno, a Abarth Itália nao costuma vir em passeio, é um grande grande piloto, e o ano passado nao levou o troféu pois a sorte virou-lhe as costas aquando da escolha da borracha para a primeira secção, onde ate a altura da escolha tava bastante sol e piso seco, e derrepente o dilúvio. Com uma borracha bastante macia fez o que pôde mais era impossivel, o rali feito de trás para a frente no final do 3º dia lá estava este italiano no 2º degrau do pódio a meros 5.2s do 1º!

PS: Espero que um dia o possas ver passar naquela Encumeada do diabo..lol

Enviar um comentário