Loose notes

By. Jacky Supit

Rali Vinho Madeira 2009 - Shakedown

By Marcelo Abreu



Cá estou eu para uma actualização rápida dos acontecimentos, antes do derradeiro começo do grandioso Rali Vinho Madeira.

Foi com um misto de apreensão e alguma surpresa que analisei os tempos do shakedown realizado esta manhã. Se o 1º tempo não me surpreende nada por ser o de Bruno Magalhães (1:51,0), o 2º melhor tempo ja me deixou com água na boca e a perspectivar um grande andamento por parte deste piloto, falo claro de Kris Meeke (1:51,2), o jovem estrante arrecadou um excelente tempo num traçado praticamente desconhecido, acho que há que contar com ele pois as suas capacidades estão à vista. O 5º melhor tempo foi a grande surpresa deste shakedown, foi registado por Vitor Pascoal (1:51:6), não tem montada na sua viatura as últimas evoluções e as suas capacidades não me parecem sufecientes para ombrear com nomes como os presentes, daí a minha apreensão. Na 3º posição aparece o primeiro Abarth com Basso (1:51,4), nas seguintes posição aparecem os suspeitos do costume. Uma surpresa negativa foi o 10º tempo registado por Alexandre Camacho (1:54,1), o piloto da casa esperava eu que tentasse mostrar mais "serviço" para ver onde se podia situar. Bernardo Sousa o outro piloto da casa acabou por arrecadar o 11º tempo no seu Punto Abarth, visto não fazer um rali de asfalto à 8 meses por estar inserido na caravana do PWRC, não foi mau de todo. O primeiro Grupo N tradicional foi o do nortenho Fernando Peres (1:56,1) num bom 12º lugar, nada estranho visto este assumir-se como candidato à vitória do agrupamento de produção. O Proton Satria de Guy Wilks (1:56,1) classificou-se na 13º lugar. O Skoda presente parece estar uns furos acima da qualidade do piloto Julien Maurin ficando-se por um modesto 17º lugar, algo estranho para um carro que assume-se como o melhor por entre os S2000. O deca-campeão regional Vitor Sá optou por correr com o 206 S1600, após esta época ja ter tripulado o Mitsubishi Evolution X, e IX, estando agora a pagar com um tempo muito modesto, fruto também de já nao conduzir carros de tracção à frente à muito tempo. Uma chamada de atenção para o jovem que tenho vindo a acompanhar com muita atenção, falo de João Silva e o seu Clio R3, um carro supostamente inferior aos S1600 e Grupo N's, mas que fruto da sua condução agressiva tem lhe valido fama e mérito acoplados a excelentes posições, neste caso a 21ª. Por último não esquecendo este exemplo de vida, garra, persistência, falo de Albert Llovera piloto paraplégico do Punto Abarth S2000 situando-se num modesto 24º lugar, sendo certo que irá alcançar resultados melhores ao longo da prova.
-
Gostaria de realçar que estes tempos por não entrarem nas contas do rali, servem apenas de treino e últimas afinações em ritmo de competição. Logo a partir daí há várias tácticas em jogo, uns optam por se manter camuflados em relação à potencialidade das suas máquinas, outros tentam se situar onde poderão andar na tabela classificativa, muitos nem fazem o shakedown por opção.. Quero com tudo isto dizer que não se consegue tirar conclusões ou ilações, sobre potencialidades de máquinas e/ou pilotos, lugar respectivos na classificação, etc.


O shakedown serve neste caso ao amante do rali para aguçar o apetite, fazer-nos sonhar e perspectivar, para o que vai ser o começo apoteótico com a partida do pódio às 17h03 e o começo oficial com a 1ª especial de classificação Avenida do Mar às 19h30, uma especial com um traçado curto de 2.18Km de onde constam várias chicanes, rectas a fundo e não podendo faltar as atravessadelas..
Eu lá estarei com toda a certeza, e conto-vos trazer algumas fotos e os principais desenvolvimentos.

1 Comment

Bem, acabo de passar pela autosport e já dá para tirar as conclusões do dia, ou seja, Kris Meeke surpreende (e deixa àgua na boca!), Bruno Magalhães promete!

Em relação aos italianos, esses deixaram-nos na mesma prespectiva de à uns dias atrás, fazendo-nos descer à terra novamente porque pensando bem, isto é só o inicio!

Não posso deixar de dar umas palavrinhas em relação ao vitor sá, que andando a saltar de pópó em pópó, acaba por fazer a prova num 206 S1600, e tal como tu dizes, "fruto também de já nao conduzir carros de tracção à frente à muito tempo", o que supostamente se nota bastante!

Por ultimo tenho curiosidades sobre a primeira impressão dos skoda e do proton, o que é que se diz por aí?

ah! aposto que o surpreendente clio R3 é sempre bonito de ver!

Enviar um comentário